quinta-feira, 3 de junho de 2010

ESPORTES COPA DO MUNDO 2010 ( GRUPO A )

África do Sul – Nunca na história deste mundo, algum país-sede foi eliminado na primeira fase. E os sul-africanos morrem de medo de serem os pioneiros desta vergonhosa marca. Na bola, são fracos. Pouca tradição, apenas duas copas disputadas e nenhuma estrela de primeira grandeza, nem mesmo o ex-artilheiro McCarthy. Parreira está tentando o milagre que Joel não conseguiu. Será uma pena ver a torcida frustrada. E a festa que prometem a cada jogo não é pouca. Um país tão calejado e cheio de feridas ainda em cicatrização merece uma dose cavalar de orgulho.

França – Depois de anos brincando de Espanha, conseguiu ser campeã mundial em 1998. Um país que teve Platini e Zidane sempre tem que ser levado a sério. Porém, apesar de Sarkozy não ser Bush, a mão de Henry no último jogo das Eliminatórias pôs o mundo todo torcendo contra os franceses. Se Ribery colocar a cabeça no lugar, vão longe. Numa terra de bons vinhos, podem se inspirar e calar a boca dos secadores. Depois de Brasil e Argentina, torço por eles. É um dos poucos povos que ainda se dão ao luxo de refletir criticamente sobre a vida contemporânea.

México – A histórica frase “jogamos como nunca, perdemos como sempre” é emblemática e, às vezes, profética. O México é simpático, os divertidos, o futebol que jogam é alegre, mas na hora agá…. sucumbem. A sombra americana parece impregná-los até nos gramados. Em tese, devem brigar pela segunda colocação. Na hora do sorteio, os deuses astecas deviam estar bebendo pisco, porque o jogo de estreia é exatamente contra os anfitriões.

Uruguai – Toda a copa que participam é a mesma coisa. A gente se anima, faz reportagens sobre a tradição da Celeste Olímpica, lembra da chance de serem tricampeões… mas em campo a decepção é senhora. Não conseguiram se impor nas Eliminatórias e vão a África depois de um mata-mata com Costa Rica. Pelo menos, agora, jogadores como Lugano, Cáceres, Forlán e até o reserva Loco Abreu são esperança de uma passagem segura para a segunda fase. Mas tem coisas que só acontecem com a seleção uruguaia…

Nenhum comentário:

Postar um comentário